Nikki-chan
Contos em forma de memórias ou memórias em forma de contos?

Sobre livros

Ágora é o nome do Clube de Leitura do qual faço parte. Ele teve início em janeiro, com o livro nada simples de José Saramago, “O evangelho Segundo Jesus Cristo”. Pra quem está aberto a uma visão alternativa dos fatos narrados pela Bíblia, será um ótimo livro. Para aqueles religiosos fanáticos, muitas passagens podem ofender. É uma leitura densa e que deve ser em doses homeopáticas, pois traz muitas reflexões.

O segundo livro escolhido pelo Ágora foi “O assassinato no Expresso do Oriente”, da Dama do Crime, Agatha Christie. Já li há muitos anos atrás, mas o final é inesquecível.
Como se trata de uma leitura antiga, resolvi terminar “Musashi”, de Eiji Yoshikawa, antes de reler o mistério mais famoso de Hercule Poirot. Consegui terminar o primeiro volume da história do samurai mais famoso do Japão, um livro de nada menos do que 921 páginas...O segundo tem uma quantidade parecida, vamos ver se consigo terminá-lo também.

O romance de Yoshikawa é composto de sete livros, sendo: “A terra”, “A água”. “O fogo” e “O vento (primeira parte)” aqueles que formam o primeiro volume, o que eu li. E é interessante aprender junto com Musashi as lições que integram o caminho de um samurai. Sem mestre e, conseqüentemente, sem um estilo de luta, Musashi percorre o Japão atrás de ensinamentos que o tornem um grande guerreiro e, aos poucos, vai criando o seu próprio estilo. Paralelo ao seu aprendizado como samurai, ele ainda terá que lidar e compreender os conflitos do corpo humano e seus desejos, sendo o amor talvez o seu maior obstáculo.

“O vento (segunda parte)”, “O Céu”, “As duas forças” e “A Harmonia final” são os livros que completam o romance, no segundo volume. Dizem que este romance japonês é comparado ao “E o vento levou” dos Estados Unidos. Não li esse clássico americano, mas afirmo que o livro de Yoshikawa vale a pena ser lido...O duro é conseguir tempo para tal proeza!

Mas a história de Musashi pode ser conhecida por outros meios. Existem milhares de filmes e novelas que narram a sua saga e, se me recordo bem, o mangá “Vagabond”, publicado pela Conrad, é sobre o samurai.

Fica registrado as dicas das minhas últimas três leituras! ^-~
1 comentários:

Olá, Karina! É bom ver vc de volta ao mundo dos blogs!
Que dicas maravilhosas de leitura, heim? Bem, em nossa primeira desajeitada reunião do Ágora, nós meio que fomos massacradas pelo Saramago, mas é assim mesmo :-)
Não vi Coraline. Vc viu? Gostou?
Nos vemos no sábado, ok? Beijo.