Nikki-chan
Contos em forma de memórias ou memórias em forma de contos?

Torre de Babel - Um circuito pra lá de interessante!

Imagens: Reprodução


O meu mês de outubro foi recheado de filmes de diversas nacionalidades. O título que abriu essa programação pra cinéfilos de plantão foi "Samaria", um dos filmes mais aclamados do diretor sul-coreano Kim Ki-Duk, que fazia parte da mostra "Oriente Desconhecido" do Centro Cultural Banco do Brasil. Fui assistir para escrever uma resenha para a Zashi - quando eu ainda fazia parte da equipe! Ai ai - e nem preciso dizer que adorei!

Kim Ki-Duk me ganhou com o filme "Casa Vazia", que não me canso de citar quando o assunto é cinema sul-coreano. E Samaria não me decepcionou nem um pouco. Principalmente o final! Quem quiser saber mais sobre o filme compre a revista Zashi de novembro! (propaganda básica rs). Mas penso em escrever sobre ele no blog Pop Ásia mais pra frente.

O segundo filme foi um italiano, "Caos Calmo", dirigido por Antonio Grimaldi e com o também cineasta Nani Moretti como protagonista . Adoro o sotaque, ainda mais quando eles falam rápido ou de forma enérgica, é engraçado!
A história é sobre um homem, Pietro, cuja esposa morre e cabe a ele a responsabilidade de criar a filha Cláudia sem que este acontecimento traumatize a menina e, ao mesmo tempo, ele tem que entender os próprios sentimentos.
Parece uma história comum, não fosse o fato de que, ao prometer à filha que não saíria da frente do colégio para mostrar à ela que estava ali para confortá-la, o filme então tem como seu principal cenário o parque em frente à escola. É ali que os outros personagens entram em cena: a cunhada, os colegas do trabalho, as mães de outros alunos e todos eles passam a interagir com Pietro.
Ops, já foram muitas linhas sobre um único filme. É claro que todos eles merecem um post especial, mas o foco deste post é outro.
O terceiro filme é "Baby Love", de Vicent Gareq, trata-se de uma delicada comédia francesa que narra as dificuldades de um homosexual em ser pai. É um filme curtinho (ou será que o enredo é que cativou de tal forma que pareceu curto?), mas atual e que levanta reflexões sobre a hipocrisia da sociedade. Por que um casal de homosexual, cujo relacionamento é estável e ambos possuem empregos ótimos não podem adotar um filho? E o engraçado é que isso é o que acontece em um país, a França, em que o aborto é legalizado. Enfim, é um filme que dá pano pra muitas discussões.

E agora começam os filmes que eu assisti na 32º Mostra Internacional de Cinema.

O primeiro foi o chinês: "A princesa do Nebraska", de Wayne Wang. Não conhecia esse diretor e o filme é bom, embora longo. Eu devo confessar que, desta lista que forma a minha Torre de Babel, foi o que menos gostei, mas acho que isso se deve ao fato de que os outros são realmente ótimos! Neste filme,a protagonista é uma mulher que engravidou e se mudou para a cidade onde recebe apoio do amante do pai do seu bebê. Entre novas experiências vividas com pessoas recém conhecidas, ela sofre com o dilema entre fazer o aborto ou não.

O próximo filme foi um japonês (a minha língua preferida! Adoro italiano, adoro francês, mas o japonês ganha disparado! Um dia eu aprendo essa língua) do Kurosawa. Não, não Akira Kurosawa, mas sim Kiyoshi Kurosawa. Para qualquer amante do cinema asiático, apenas o sobrenome do diretor despertaria curiosidade. Em pesquisas rasas, notei que Kiyoshi é um diretor no mínimo bastante citado entre o gênero de terror. O filme que foi passado na mostra não é desse segmento, mas retrata o drama de uma família em que suas estruturas estão se dissolvendo. O pai bate no filho porque ele quer estudar piano, o filho mais velho se torna soldado e vai para outro país, o pai é demitido e não consegue enfrentar a vergonha e a mãe não consegue cumprir o seu papel em harmonizar a família. "Tóquio sonata" é um belo filme.

Por fim...Será que alguém conseguiu ler até aqui?? Bem, por fim o meu preferido: WONG KAR-WAI! Com uma nova versão do seu filme "Cinzas do Passado", filmado em 1994/95, eu assisti pela primeira vez um filme seu em estilo wuxia. Mas, mesmo lidando com personagens que dominam as artes marciais, Kar-Wai continua sendo o mesmo romântico de outros filmes. Seus personagens nesta película sofrem por amor e a questão da memória, bastante discutida em outra produção de Wong Kar-wai, o filme "2046", também está presente nessa história. Vale muito a pena assistir esse filme, mais de uma vez, porque é um tipo de narração que quem assiste pode se perder em um piscar de olhos.
Bem, essas são as minhas dicas de filmes!
12 comentários:

É nessas horas que me pergunto: Por que na Bahia nada chega? Estou entusiasmado para assistir, contudo vou ter que procurar na NET e reza para algum filho de Deus ter disponibilizado na NET. Até lá aguardo a resenha no Pop Ásia.... Ah sim, já ia esquecendo, consegui ler até o "WONG KAR-WAI", rsrsrs.

Abraço!


Bem eu nunca vi desses filmes. '-'
Depois vou assistir alguns deles para ver o que eu acho. ;D
Abraço!


Oi, Karina. Bem, eu li o post inteiro! E gostei do mosaico composto por perspectivas diferentes do "fazer cinema" ao qual vc teve acesso ao longo desse mês. Acho que isso é um privilégio para poucos, heim? Um beijo.


Menina, e aquele filme com cara de 9 1/2 de amor, kkkkk

vc não assistiu???


Nossa, também nunca vi nenhum desses filmes, queria que tivesse um festival desses por aqui! Todos parecem ser bem interessantes, mas Tokyo Sonata me atraiu mais. Vi um trailer no youtube e me empolguei, vou procurar baixar, pois infelizmente acho que esse é o único meio de assistí-lo, já que nem locadoras se encontram mais por aqui, quanto mais filmes japoneses =/

Bateria recarregada, Karina!

E aí, se forma quando? Me avisa pra eu te dar os parabéns! o/

Abraços

PS.: Vou mudar o link do blog, quando tiver feito te aviso, ok? o/


Por falar em filmes asiáticos... Você já viu esse blog, Karina, achei bem legal...

http://shinobi-myasianmovies.blogspot.com/

Encontrei o link dele no blog da Ayeka o/

Abraço!


quantos filmes! eu não vi nada, mas ainda dá tempo... agora vai! hahaha beijos


É verdade bocó! Agora é questão de honra atualizar rsrs.
Em breve, no link mais próximo de você haha.


beijo


Kari viciada em filmes mais que todos! ahuhaeueae
Nossa quantos filmes vc assistiu! O.o
Eu to bem por fora mesmo, to assistindo um ou dois filmes de vez em quando e olhe la! uaheuhaeae
ah! vamos assistir algum filme qualquer dia desses!? :D

Bjus!


Oi Karina,
Vou aproveitar seu blog, para dar uma olhadinha nos de seus amigos, tem post muito bons.


Atualiza, Karina! o/

Obrigado pelas visitas e comentários sempre! =D

abraços


Karina, consegui através de um amigo o filme: Caos Calmo.
Ainda não assistir, mas vou dar uma olhadinha, assim que tiver com um tempinho maior.
Abraço, e estou esperando suas atualizações.