Imagens: Reprodução


O meu mês de outubro foi recheado de filmes de diversas nacionalidades. O título que abriu essa programação pra cinéfilos de plantão foi "Samaria", um dos filmes mais aclamados do diretor sul-coreano Kim Ki-Duk, que fazia parte da mostra "Oriente Desconhecido" do Centro Cultural Banco do Brasil. Fui assistir para escrever uma resenha para a Zashi - quando eu ainda fazia parte da equipe! Ai ai - e nem preciso dizer que adorei!
Kim Ki-Duk me ganhou com o filme "Casa Vazia", que não me canso de citar quando o assunto é cinema sul-coreano. E Samaria não me decepcionou nem um pouco. Principalmente o final! Quem quiser saber mais sobre o filme compre a revista Zashi de novembro! (propaganda básica rs). Mas penso em escrever sobre ele no blog Pop Ásia mais pra frente.

A história é sobre um homem, Pietro, cuja esposa morre e cabe a ele a responsabilidade de criar a filha Cláudia sem que este acontecimento traumatize a menina e, ao mesmo tempo, ele tem que entender os próprios sentimentos.
Parece uma história comum, não fosse o fato de que, ao prometer à filha que não saíria da frente do colégio para mostrar à ela que estava ali para confortá-la, o filme então tem como seu principal cenário o parque em frente à escola. É ali que os outros personagens entram em cena: a cunhada, os colegas do trabalho, as mães de outros alunos e todos eles passam a interagir com Pietro.
Ops, já foram muitas linhas sobre um único filme. É claro que todos eles merecem um post especial, mas o foco deste post é outro.

O primeiro foi o chinês: "A princesa do Nebraska", de Wayne Wang. Não conhecia esse diretor e o filme é bom, embora longo. Eu devo confessar que, desta lista que forma a minha Torre de Babel, foi o que menos gostei, mas acho que isso se deve ao fato de que os outros são realmente ótimos! Neste filme,a protagonista é uma mulher que engravidou e se mudou para a cidade onde recebe apoio do amante do pai do seu bebê. Entre novas experiências vividas com pessoas recém conhecidas, ela sofre com o dilema entre fazer o aborto ou não.
O próximo filme foi um japonês (a minha língua preferida! Adoro italiano, adoro francês, mas o japonês ganha disparado! Um dia eu aprendo essa língua) do Kurosawa. Não, não Akira Kurosawa, mas sim Kiyoshi Kurosawa. Para qualquer amante do cinema asiático, apenas o sobrenome do diretor despertaria curiosidade. Em pesquisas rasas, notei que Kiyoshi é um diretor no mínimo bastante citado entre o gênero de terror. O filme que foi passado na mostra não é desse segmento, mas retrata o drama de uma família em que suas estruturas estão se dissolvendo. O pai bate no filho porque ele quer estudar piano, o filho mais velho se torna soldado e vai para outro país, o pai é demitido e não consegue enfrentar a vergonha e a mãe não consegue cumprir o seu papel em harmonizar a família. "Tóquio sonata" é um belo filme.



Por fim...Será que alguém conseguiu ler até aqui?? Bem, por fim o meu preferido: WONG KAR-WAI! Com uma nova versão do seu filme "Cinzas do Passado", filmado em 1994/95, eu assisti pela primeira vez um filme seu em estilo wuxia. Mas, mesmo lidando com personagens que dominam as artes marciais, Kar-Wai continua sendo o mesmo romântico de outros filmes. Seus personagens nesta película sofrem por amor e a questão da memória, bastante discutida em outra produção de Wong Kar-wai, o filme "2046", também está presente nessa história. Vale muito a pena assistir esse filme, mais de uma vez, porque é um tipo de narração que quem assiste pode se perder em um piscar de olhos.
Bem, essas são as minhas dicas de filmes!
31 de outubro de 2008 às 08:05
É nessas horas que me pergunto: Por que na Bahia nada chega? Estou entusiasmado para assistir, contudo vou ter que procurar na NET e reza para algum filho de Deus ter disponibilizado na NET. Até lá aguardo a resenha no Pop Ásia.... Ah sim, já ia esquecendo, consegui ler até o "WONG KAR-WAI", rsrsrs.
Abraço!
1 de novembro de 2008 às 18:33
Bem eu nunca vi desses filmes. '-'
Depois vou assistir alguns deles para ver o que eu acho. ;D
Abraço!
1 de novembro de 2008 às 19:46
Oi, Karina. Bem, eu li o post inteiro! E gostei do mosaico composto por perspectivas diferentes do "fazer cinema" ao qual vc teve acesso ao longo desse mês. Acho que isso é um privilégio para poucos, heim? Um beijo.
3 de novembro de 2008 às 11:36
Menina, e aquele filme com cara de 9 1/2 de amor, kkkkk
vc não assistiu???
3 de novembro de 2008 às 16:28
Nossa, também nunca vi nenhum desses filmes, queria que tivesse um festival desses por aqui! Todos parecem ser bem interessantes, mas Tokyo Sonata me atraiu mais. Vi um trailer no youtube e me empolguei, vou procurar baixar, pois infelizmente acho que esse é o único meio de assistí-lo, já que nem locadoras se encontram mais por aqui, quanto mais filmes japoneses =/
Bateria recarregada, Karina!
E aí, se forma quando? Me avisa pra eu te dar os parabéns! o/
Abraços
PS.: Vou mudar o link do blog, quando tiver feito te aviso, ok? o/
3 de novembro de 2008 às 16:38
Por falar em filmes asiáticos... Você já viu esse blog, Karina, achei bem legal...
http://shinobi-myasianmovies.blogspot.com/
Encontrei o link dele no blog da Ayeka o/
Abraço!
5 de novembro de 2008 às 14:26
quantos filmes! eu não vi nada, mas ainda dá tempo... agora vai! hahaha beijos
17 de novembro de 2008 às 05:32
É verdade bocó! Agora é questão de honra atualizar rsrs.
Em breve, no link mais próximo de você haha.
beijo
18 de novembro de 2008 às 09:30
Kari viciada em filmes mais que todos! ahuhaeueae
Nossa quantos filmes vc assistiu! O.o
Eu to bem por fora mesmo, to assistindo um ou dois filmes de vez em quando e olhe la! uaheuhaeae
ah! vamos assistir algum filme qualquer dia desses!? :D
Bjus!
18 de novembro de 2008 às 15:01
Oi Karina,
Vou aproveitar seu blog, para dar uma olhadinha nos de seus amigos, tem post muito bons.
23 de novembro de 2008 às 15:24
Atualiza, Karina! o/
Obrigado pelas visitas e comentários sempre! =D
abraços
25 de novembro de 2008 às 03:12
Karina, consegui através de um amigo o filme: Caos Calmo.
Ainda não assistir, mas vou dar uma olhadinha, assim que tiver com um tempinho maior.
Abraço, e estou esperando suas atualizações.
Postar um comentário