Nikki-chan
Contos em forma de memórias ou memórias em forma de contos?

Linguagem Cinematográfica

No fim de semana passado eu fiz um curso de Linguagem Cinematográfica. Confesso que estava receiosa, por que gastei uma certa (boa) quantia para apenas 12 horas de aula.

Tudo bem, fui até lá de busão e, obviamente, desci no ponto errado, sou perdida-mor mesmo! Quando cheguei no prédio tinha tanta gente esperando pra começar o curso, mas nasala estranhei que apenas 3 pessoas, fora o professor e o ajudante, estavam lá. Isso me desanimou. Que raios de curso pouco procurado seria aquele?

De qualquer jeito, sentei e esperei. Outros alunos foram chegando, mas não passamos de oito.Quando o professor começou a falar, o desânimo apenas aumentou. Ele estava nervoso. Gaguejava um pouco e tremia.

E começou com a odiosa apresentação em grupo. Eu realmente detesto essas coisas. Enfim...Das oito pessoas, sete eram jornalistas ou estudantes de jornalismo e uma trabalhava com moda.

Chegou a minha vez e comentei que curtia mais o cinema oriental. Um sorriso se formou nos lábios do professor. Ele também gostava. E desatou a falar de Kurosawa, Wong Kar Wai - inclusive o filme "Amor a flor da pele" foi usado em aula, para meu delírio né? - e outros diretores ou artistas orientais.

Pensei "Se o curso não for bom, pelo menos dá pra trocar umas idéias sobre o cinema oriental depois".

Eu me enganei redondamente. Ele estava nervoso sim, no começo, mas era normal. Depois que ele já estava mais tranquilo, o curso fluiu muito legal!

E entre termos técnicos como beat, corte, plano, contra-plano, fizemos análises de alguns filmes.

Analisamos os filmes "Por um fio" (no sábado) e "2001 - uma odisséia no espaço" (no domingo). Além de assistir trechos de outras produções.

E, meu, Kubrick é o cara!
O filme é longoooooo, lentooooo e até mesmo chato.
E dá um sono terrível se assistir em um dia que você acordou às 07h am, almoçou e voltou para uma sala quentinha e escura. Dá um sono de você ficar se segurando pra não despencar da cadeira. Foi o que aconteceu comigo, confesso!

Ainda assim, não dá pra negar como esse filme é foda - apesar de estar as vésperas de ser jornalista, não encontrei outra palavra que resumisse tão bem - e atual. Tanto em aspectos técnicos quanto nas discussões filosóficas. Um dia eu o assistirei devidamente!...Só não sei quando!
3 comentários:

Hummm!!!! Que legal karina, Cursos bons ou não, sempre são bem vindos p/ nosso conhecimento. É eu tb não gosto dessas apresentações.... kkkk


Você assistiu "2046" do Wong Kar-Wai?
Sou fanático por "Amor à flor da pele" e baixei o "2046" para ver aqui em casa. Seria melhor no cinema, evidente, mas quero prestar atenção em algumas coisas e depois tentar vê-lo (de verdade) em alguma mostra.
Falei de "um beijo roubado" no meu blog. Dê uma passada lá.
Marcelo


Adorei seu comentário.
Cheguei ao seu blog por causa deste: http://www.venenodagata.blogspot.com/
Eu e a Janaina estávamos no projeto de uma professora de língua portuguesa (fazemos jornalismo na mesma instituição, mas em semestres diferentes) que envolvia textos em blogs. Daí trocamos links e sempre estou por lá no blog dela. De alguma forma cliquei no seu link por lá e resolvi conhecer o blog.
Eu curto cinema oriental, mas não corro atrás das oportunidades. Elas chegam via TV a cabo ou mostras em algum cineclube gratuito. Mas começarei a prestar atenção. São muito bons.
Meu e-mail, caso queira me adicionar em algum mensageiro instantâneo: marcelogfabri@yahoo.com.br
Beijos